sábado, 11 de outubro de 2008

Jesus uma pessoa de relacionamentos II (Igreja e você)


(Atos 2:42-47)

A convivência entre os irmãos da nossa igreja precisa ter como base e ponto de partida o modelo incontestável de Jerusalém no primeiro século da igreja apostólica primitiva, pois sua origem marcante e sua forma de ser apresentou um povo formado de crentes batizados e totalmente envolvido com a obra do Senhor nosso Deus, exemplo de igreja. Onde se destacava a comunhão (koinonia – “participação em comum” os crentes ficavam juntos, o que indica que viviam como família de Deus, isto é, regularmente tinham tudo em comum), os padrões definidos de doutrina, o amor e a oração. Um convívio tão saudável que contribuía para sua boa reputação; esta igreja era admirada por todos e sem qualquer sombra de duvida muitos tinham boa impressão dos que se mantinham no caminho (nome dado a religião dos novos cristãos e seu modo de vida, aqueles que seguiam a doutrina dos apóstolos Atos 19:9 e 22:4), a idéia que nossos antepassados mantinham a respeito da igreja mudou a historia do homem, já que havia total certeza de que ela não era uma instituição humana, mas divina. Esta é a grande diferença!

Ou seja: nossa idéia e conceito a respeito da igreja onde estamos inseridos determinam a imagem que dela fazemos e o tipo de comprometimento que temos com ela, por isso, relacionamento tem sido o assunto destacado em nosso boletim através das pastorais, já que ele é o termômetro que mede a comunhão cristã e nos expõe erros e acertos por parte de cada membro do corpo de Cristo, sendo assim; precisamos de uma vez por todas buscar a excelência em nosso convívio. Tendo a maturidade espiritual de superarmos as diferenças já que elas não podem causar danos ao corpo de Cristo. Precisamos entender, é que possuímos os mesmos propósitos, que são: a expansão do reino do nosso Deus aqui na terra; verdadeiramente ganharmos almas neste mundo tenebroso e proclamarmos a inacessível luz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo aos que estão em trevas (ITm 6:11-20, Ef 5:8-18, ITs 5:5-10).

Sim, vivamos como filhos da luz! Por isso amado leitor, nosso irmão apóstolo Paulo destacou a palavra corpo (do grego sôma - I Co 12:31) na analogia que faz entre a igreja e o corpo humano, ele destaca a unidade orgânica e a importância de cada pessoa que compõe este organismo. Querido! Um membro sozinho jamais será um corpo, mesmo que ele pense desta forma, ele será parte do corpo e nada mais, pois para que sejamos verdadeiramente um corpo se faz necessário que haja união de todos os membros. (Aleluia! Aleluia! Aleluia!).

Não estamos falando de uma coisa qualquer, mas sim da igreja que é o corpo de Cristo, que Ele comprou com seu próprio sangue (Atos 20:28, IPe 1:18-19), e procurando dar a ti meu querido irmão, o entendimento de que você é de suma importância neste corpo no momento em que você haja não segundo a carne, mas segundo o Espírito Santo de Deus. Como tem sido o seu relacionamento no corpo de Cristo, como tem sido o seu envolvimento nas questões na qual o seu irmão tem passado por dificuldades, precisamos amputar do nosso coração qualquer sentimento mesquinho que cause divisão dentro da igreja e separação entre nós e Deus.

Porque a grande realidade é que Deus nos conhece e não temos como fugir dos olhos do Senhor (Jó 34:21-22), o momento é agora de mudarmos de atitude, e não seguirmos de maneira insana diante do nosso Deus, mas sim da maneira que Paulo orienta seu filho na fé Timóteo: “para que se apresentasse diante de Deus como um obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”(IITm 2:15), temos que nos conscientizar e dar um basta a qualquer atitude que cause ruptura, dissensão, tristeza, amargura, cólera, ira e decepção aos domésticos da fé.


Você é um semeador de Boas Novas


Nenhum comentário: